Publicação, que esclarece termos jurídicos e o funcionamento do sistema de justiça criminal, foi produzido pelo IDDD em parceria com o IBCCrim.
Além de ter sido distribuído em versão impressa, o Guia está disponível gratuitamente online para os interessados.
O guia foi lançado ao final das atividades do Seminário “O Crime e a Notícia”, que teve um dia inteiro de mesas de debates entre jornalistas, juristas e profissionais do Direito Penal, realizado pelas duas organizações em conjunto com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).
A publicação e o seminário são dois dos eixos do Projeto “Olhar Crítico”, idealizado pelo IDDD, que busca refletir sobre as relações entre o jornalismo e o direito penal a partir de uma perspectiva mais analítica do sistema de justiça criminal. A parceria entre IDDD e IBCCRIM, organizações formadas por estudantes e operadores do Direito, com forte vocação e vasta experiência na área penal, resultou em um guia que oferece conceitos e informações sobre o funcionamento do sistema de justiça criminal, para estimular uma visão ampla e crítica a respeito da temática, tão relevante para a sociedade.
Disponível: http://iddd.org.br/Images/file/OlharCritico_Guia_16_04_comCapa.pdf
Grupo Pesquisa em Ciências Criminais - Instituto de Criminologia e Alteridade
segunda-feira, 27 de maio de 2013
terça-feira, 5 de março de 2013
Mídia e Direitos na Sociedade em Rede
Junto com a Profa. Marília Denardin Budó, vou coordenar o GT "Sistema Penal, Mídia e Sociedade." As inscrições para o evento e para apresentação de trabalhos no GT estão abertas.
GT 3 Sistema penal, mídia e sociedade
Coordenadores:
Profa. Marília De Nardin Budó
Prof. Dr. Salo de Carvalho
Ementa: Mídia e construção social da criminalidade. A representação do crime nas mídias tradicionais. A influência da mídia na produção do medo. A percepção da insegurança e a construção de políticas criminais. A influência da mídia na elaboração legislativa em matéria penal. Segredo ou publicidade da investigação policial? Mídia e processo penal: a atuação do Ministério Público perante o espetáculo televisivo. A influência da mídia nos julgamentos pelo Tribunal do Júri. Mídia e decisão penal. Garantias penais versus liberdade de informação jornalística. Mídia e prisão. Novas mídias e meios alternativos de representação do crime. Intelectuais, mídia e a busca por alternativas ao sistema penal.
http://www.ufsm.br/congressodireito/
Assinar:
Postagens (Atom)